quinta-feira, 31 de julho de 2008

Botão Barbearia[0.637/2008]
Exemplar CEERDL

O CEERDLCentro de Educação Especial Rainha D. Leonor presta apoio pedagógico e terapêutico a crianças e jovens portadoras de deficiência mental e multideficiências severas sem condições de frequência do ensino regular. Desenvolve actividades de Apoio à Inclusão em parceria com as Equipas de Coordenação dos Apoios Educativos dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral e Cadaval, que se destina a efectuar apoio terapêutico multidisciplinar a crianças e jovens portadoras de necessidades educativas especiais integradas no sistema de ensino regular e, entre muitas outras outras, implementa actividades de intervenção precoce em colaboração com a Equipa de Coordenação dos apoios Educativos de Caldas da Rainha e Óbidos e apoio terapêutico de carácter multidisciplinar a crianças portadoras de necessidades educativas especiais e/ou em situação de risco social grave, em contexto domiciliar, de jardim-de-infância ou misto.

A sua última iniciativa reúne às actividades ocupacionais uma acção de sustentação do Centro que consiste na produção, desde a semente até à comercialização, de pimentos húngaros (paprikas) tendo conseguido, desde a passada segunda-feira, obter a parceria do El Corte Inglês que se prontificou a escoar os pimentos produzidos.

Um exemplo de criatividade no combate à mão estendida e uma lição de inteligência dada por todos os que concretizaram o projecto, especialmente pelo meu amigo Fernando Contreras, a quem saúdo mais uma vez.

A ajuda a esta acção consegue-se com o consumo do produto. Não deixe de falar nisto aos seus amigos e aqui fica uma das muitas maneiras de confeccionar as deliciosas paprikas:

CEERDLPaprika recheada

8 paprikas frescas (médias)
3 latas de 400 g de tomate triturado
400 g de carne de porco (perna) picada
80 g de arroz
1 cebola pequena
1 ovo
1 dente de alho
Sal, pimenta e paprika em pó
2 colheres de sopa de óleo
30 g de farinha
1 haste de aipo (pequena)

Corta-se uma tampa a cada paprika e retiram-se as sementes e os filamentos interiores. Pica-se a cebola e aloura-se num pouco de óleo. Numa tigela põe-se a carne picada e junta-se-lhe a cebola refogada, o arroz, o ovo, o dente de alho esmagado, um pouco de paprika em pó, sal e pimenta ao gosto. Mistura-se tudo muito bem. Com este preparado recheiam-se as paprikas, sem pressionar demasiado.

Numa panela deixa-se levantar fervura o tomate triturado juntamente com a haste de aipo e um pouco de sal. Colocam-se as paprikas recheadas dentro da panela e deixa-se cozer em lume brando cerca de 30 minutos. Entretanto, numa frigideira prepara-se um refogado com o óleo e a farinha.
Depois de cozidas, retiram-se as paprikas da panela e ao molho de tomate junta-se-lhe o refogado. Deixa-se cozer durante 10 minutos, recolocam-se as paprikas e coze mais 5 minutos. Pode ser acompanhado com batata cozida.
LNT

2 comentários:

odete pinto disse...

De aplaudir e divulgar, sem dúvida!

Anónimo disse...

faço tuas as minhas palavras pois é no encontro da atitude social activa e a demostração que uma simples venda de pimentos se consegue mover e expor um sentimento

a real e colectiva analise do que deve ser uma sociedade

mais uma vez o meu mt obrigado
contreras