segunda-feira, 30 de março de 2009

Botão Barbearia[0.262/2009]
Eleições 2009

Eleições 2009
A partir de uma ideia de Carlos Santos, José Gomes André e o Nuno Gouveia que agregou por convite mais de 40 participantes, quase todos autores ou integrantes de outros Blogs, Paulo Querido e António Granado chamaram ao o Público um novo Blog, Eleições 2009, que pretende, na reunião de sensibilidades e cores políticas distribuídas geograficamente, fazer a cobertura das 3 campanhas eleitorais deste ano.

O Blog arranca com a participação de:

Alexandre Homem Cristo (sem blog), Ana Margarida Craveiro dos 31 da Armada e Delito de Opinião, Ana Matos Pires do Jugular, Ana Narciso do Vila Forte, Ana Paula Fitas dos a Nossa Candeia e Forum Palestina, André Freire do Ladrões de Bicicletas, António Granado do Ponto Media, António José Correia (sem blog), Bruno Gonçalves (sem blog), Carlos Manuel Castro dos Palavra Aberta e Câmara dos Comuns, Carlos Santos do o Valor das Ideias, Cipriano Justo (sem blog), Clara Pinto (sem blog), Daniel Rebelo (sem blog), Diogo Moreira do Loja de Ideias, Francisco Rocha Gonçalves (sem blog), Gabriel Silva do Blasfémias, Isabel Meirelles (sem blog), João Espinho do Praça da República, em Beja, João Ribeirinho Soares (sem blog), Jorge Assunção dos Delito de Opinião e Despertar da Mente, Jorge Ferreira do Tomar Partido, Jorge Vala do Vila Forte, José Guilherme Gusmão dos Ladrões de Bicicletas e Esquerda.net, José Manuel Faria do Ruptura Vizela, José Reis Santos do Loja de Ideias e Les Canards Libertaires, Luís Alberto Sousa do Vila Forte, Luís Malhó do Vila Forte, Luís Novaes Tito do a Barbearia do senhor Luís e Penduras, Manuel Meirinho (sem blog), Maria João Marques do Farmácia Central, O Cachimbo de Magritte e O Insurgente, Marta Rebelo do Babel, Natasha Nunes do Les Canards Libertaires, Nuno Ferreira da Silva (sem blog), Nuno Gouveia do O Cachimbo de Magritte e 31 da Armada, Palmira F. Silva do Jugular e De Rerum Natura, Paulo Querido do Certamente, Paulo Sousa do Vila Forte, Pedro Morgado do Avenida Central, Pedro Oliveira do Vila Forte, Pedro Pestana Bastos do O Cachimbo de Magritte, Rui Cerdeira Branco do Adufe e Economia & Finanças, Rui Pedro Nascimento do Loja de Ideias, Rui Tavares do Rui Tavares, Tiago Azevedo Fernandes do a Baixa do Porto e TAF-Opinião, Vasco Campilho do 31 da Armada e Vasco Campilho, Virgílio Alves do Thomar Vrbe, Vitor Manuel Dias do Tempo das Cerejas.

Têm sido muitos os Blogs que já referenciaram este novo projecto pelo que, na impossibilidade de menção de cada um deixo, pela minha parte, um sincero agradecimento.

Contamos com a vossa presença e comentários sem os quais tudo isto não fará qualquer sentido.
LNT
Rastos:
USB Link
-> Eleições 2009 Blog do Público para a cobertura das 3 campanhas eleitorais deste ano

11 comentários:

TAF disse...

Caro, já agora, eu também tenho o modesto "TAF - Opinião" - http://taf.net/opiniao/

Saudações!

jpt disse...

Virgem Maria, foi preciso chegar aos 44 anos para perceber o que quer dizer "albergue espanhol"

mdsol disse...

Boa sorte!

Mas já estou a temer que a barbearia tenha de fazer umas indesejadíssimas folgas! E, que fique claro... este espaço é imprescindível! :)))

Claro que fico muito contente pela sua participaçõ num projecto que eu desejo que corra bem, que sirva para elevar o debate e alargar o esclarecimento!

:)))

Luís Novaes Tito disse...

JPT,
Albergue espanhol não será porque cada um dirá das suas razões e não haverá tentativas de convergência.

Pode ser uma coisa interessante, vamos ver.

A MdSol ainda vai ter de me aturar por aqui que esta é que é a casa do Barbeiro. No Eleições 2009 serão cortes outros e muito SPA.

Tiago, já lá consta o outro. Há que actualizar também na matriz, n'est ce pas?

Anónimo disse...

Em ano de tantas eleições, seguramente as que terão mais influências da blogosfera...que o barbeiro use as colaboradoras nesse e não largue este estabelecimento!
OFB

Luís Novaes Tito disse...

Aquilo é casa de muita gente, Óscar e ainda só estamos a ensaiar os motores.

Tudo na vida tem um fim, mas não me parece que o desta barbearia esteja aí ao virar da esquina.

jpt disse...

lnt, com toda a certeza. já agora espera o (mui) hipotético leitor que não acabem todos a falarem dos posts uns dos outros (nesse e nos respectivos blogs)

mdsol disse...

Já lá deixei um comentário que toca a mesma preocupação do comentário anterior (jpt). Essa é uma possibilidade outra é, pela quantidade de posts colocados diariamente, o "povo" que lá vai acabar por só ler os mesmos autores que já lia nos blogs de cada um!
:))

Luís Novaes Tito disse...

Mdsol

O povo que lá vai é muito mais povo, porque o Blog é de um Jornal.

Em Qualidade dizemos que o público alvo é diverso.

Quanto ao que o JPT diz, estou de acordo. Aquilo pode ser só uma conversa entre Bloggers o que se espera não venha a acontecer.

Se os Blogs colectivos já são relativamente difíceis porque o scorll não lhes é propício, então com toda aquela gente...

São "case studies" a não perder. Até pode ser que gere uma valente discussão e isso pode ser interessante.

A acompanhar os desenvolvimentos.

José Gomes André disse...

Caro Luís, obrigado por ter associado o meu nome a este projecto, embora infelizmente por motivos profissionais eu tenha que ser agora mero espectador. Fico todavia satisfeito por ver que as coisas evoluíram favoravelmente e desejo a maior sorte a este projecto. Vou ser um fiel leitor. Um abraço!

jpt disse...

Lá fui, já estão nos entre-links (tipo leitura de post é um labirinto) Ainda não todos, que se está no princípio e ainda há "teses" para apresentar, mas já alguns ...


Depois, e sem ponta de acinte, apenas conversa, sobre a minha picardia "albergue espanhol" - há, e replicando-lhe, uma convergência estabelecida que é ideológica, até moral. Partilhar um meio tecnológico (catapultado pela audi~encia do Público) não é "natural". Significa ombrear, igualizar na essência a legitimidade das posturas e concepções do exercício da palavra e das opiniões expressas.

É a minha modesta opinião mas faz-me confusão essa naturalização da "convergência" discursiva: partilhar [conviver] o espaço da palavra pública com quem vota e defende Ilda Figueiredo [recordo, 2003 esta política afirmou que o regime de Saddam Hussein era uma democracia - apagando até, assim em afirmações surpreendentes em qualquer contexto, o facto dos próprios militantes do partido comunista iraquiano terem sido massacrados] traduz-se numa profunda convergência, significa apagar a fluída linha que distingue ideologicamente o exercício político (e, já agora, a linha que distingue moral/eticamente os indivíduos entre pecadores e escroques).

Compartilhar o espaço da palavra pública com gente que escreve(u) a meias com defensores dos fuzilamentos que o regime de Pinochet fez é exactamente o mesmo (o blog insurgente).

Ou seja sob a ideia de um espaço opinativo comum em que as divergências "ideológicas" são afirmadas e discutidas o que este tipo de "joint-ventures" afirma é a convergência, a igualdade ideológica, a inexistência entre linhas ideológicas e éticas no exercício político.

Há quem confunda isso com democracia, pluralismo, diálogo. É uma ideologia, convergente. Do que se trata é fazer convergir, igualizar, quem recusa o pluralismo, quem defende (mesmo que retoricamente) ditaduras, repressões fisicamente quantificáveis (que é para acabarmos com os relativismos sobre o que é "ditadura" ou "repressão"), e aqueles que se lhes opõem (e nisso tendo concepções diferentes)

Dirá que a política real, os movimentos sociopolíticos não se apartam exactamente asssim. Concordarei. Mas insistirei que a opção por espaços discursivos comuns (sob a capa da "inclusão") é algo diverso e que é, profundamente, um produto de uma ideologia (no velho sentido, nada inocente, de "ópio do bloguista")