sexta-feira, 17 de abril de 2009

Mansos e controlados

MagritteA excitação que por aí vai pelo facto de o PS ter alinhado com o BE no pacote Cavaco de combate ao sigilo bancário.

Quando assim é, diz-se, há sempre alguém para dizer, que o PS "anda a reboque", quando assim não é, diz-se que o PS é autista, ou melhor porque agora passou a ser politicamente incorrecto dizê-lo, é ensimesmado.

Num tempo em que o cão português é o lusitano mais ilustre da Terra, mesmo sendo luso-descendente, talvez seja de evocar o povo do Bordalo do manguito através da expressão do "preso por ter cão e por não o ter".

Não fosse o mais importante a devassa do big brother que já nos espiolha as entranhas, quase me atrevia a sugerir que tarda a injecção subcutânea do chip que nos transformará, de vez, num rebanho onde ovelhas brancas e negras se misturam nos pastos do populismo e da demagogia.
LNT
[0.314/2009]
(Também publicado no Eleições 2009/o Público)

8 comentários:

(c) P.A.S. Pedro Almeida Sande disse...

... e injustiçados!

No início este país não era para velhos, e agora, ... já não é para Portugueses?

Barbosa disse...

De facto, não é todos os dias que vemos um “alinhamento” entre o Governo e a oposição. O que não significa que a excepção seja má. Talvez pouco comum!
Politiquices de parte, quem não deve não teme...

Luís Novaes Tito disse...

Não é uma questão de temer, caro Barbosa.
É antes uma outra que se prende com o facto de você usar cuecas brancas ou pretas, boxers ou fio dental, e ninguém ter nada a ver com isso, percebe?
Mais dia menos dia até para ... bem, fico-me por aqui.

Luís Novaes Tito disse...

Só mais uma coisa. É verdade que o seu gestor de conta já sabia anteriormente, caso você pague as cuecas com um cartão de crédito/débito, qual era o tipo de cuecas que você compra, mas tem de reconhecer que isso é capaz de ser mais, digamos chato (mantendo a conversa ao nível das cuecas), se você se dirigir ao balcão de um serviço de finanças e o funcionário que está do lado de lá poder saber que você usa fio dental. Não tem mal, pois não, mas ele não tem que saber isso, pelo menos se você não quiser que ele saiba.

Maria disse...

Amigo e senhor Luís:
A escolha do "Bo" para mascote da "Casa Branca", é uma honra para nós. Sendo ele, um cão de água, é um digno representante de um país, que já foi dono do mar e, hoje mete água por todos os lados.
Além disso, tendo ascendência algarvia e, não havendo a certeza se o Algarve é português, ou Inglês (Allgarve), paira no ar a dúvida: Será o "Bo" português ou inglês?
A "Mais velha Aliança do Mundo", tem-nos roubado tudo. Os texteis da Covilhã, o "Vinho do Porto" etc. Que recebemos em troca? A arrogância e o total desprezo dos nossos "queridos" e velhos aliados.
Por isso a dúvida: o "Bo" é Algarvio, ou Allgarvio?

Barbosa disse...

Vendo por esse prisma tenho de admitir que têm razão.

No entanto, calculo que o objectivo desta medida não será ver se eu uso fio dental ou não, mas sim se, o contribuinte com o rendimento que declara, compra demasiadas cuecas ou lingeries das mais caras...

E quero pensar que apenas a Administração Fiscal Central pode ter acesso a essa informação, e não a repartição das Finanças da esquina, que pode ter lá a trabalhar o "meu" vizinho, que por acaso não gosta de "mim"! De facto, se algumas cautelas pode ser perigoso...

Cumprimentos.

Barbosa disse...

É quase caso para dizer que quem não deve, também teme.

Um abraço.

manuel gouveia disse...

Existe algum caso em que seja aceitável a devassa das nossas contas bancárias sem a intervenção de um magistrado?