segunda-feira, 27 de julho de 2009

Educar para o trabalho

BlogConf Nos últimos dias ouviu-se várias vazes uma coisa com que concordo profundamente:
- Há que especializar jovens e torná-los capazes e com competência para exercerem profissões altamente especializadas, abrindo caminho para a mão-de-obra do futuro.

As vias profissionalizantes são alternativas a ter conta, principalmente quando andamos a licenciar em cursos sem quaisquer perspectivas gerações de jovens que depois não conseguem chegar ao mercado de trabalho e, quando chegam, têm de aprender diferente daquilo que lhes ensinaram nas escolas.

Mas não basta que se crie mão-de-obra. É necessário que esses jovens tenham a perspectiva de serem tão valorizados e poderem atingir os mesmos topos que os outros que se penduram nos "canudos" e olham para os especializados como "carne-para-canhão".

Vai ser à volta deste tema do Portugal parolo dos doutores e engenheiros que penso questionar mais logo, a partir da 17:30 h na LX Factory, o Secretário-geral do PS.

A BlogConf poderá ser seguida em directo, via Internet, em muitos Blogs e no WebSite Sócrates2009.

No Twitter terá rasto através da hashtag #BlogConf
LNT
[0.531/2009]

Rastos:
USB Link ->
BlogConf ≡ Paulo Querido
-> Hashtag ≡ #BlogConf - Twitter
-> Sócrates2009 ≡ Encontro de bloggers com José Sócrates - Transmissão directo Internet

2 comentários:

(c) P.A.S. Pedro Almeida Sande disse...

Caro LNT

Educar para o trabalho ou educar para a cidadania?

Já esse problema se punha no séc. XIX onde segundo Arnold o que se procurava era a busca da perfeição individual através da procura de conhecimentos.

Sendo que o grande drama é uma das principais heranças tradicionais onde entronca a experiência do presente, a tradição judaico-cristã que infunde preceitos morais estar hoje esvaziada.

A paixão pelo saber da tradição greco-romana não estará amputada da sua irmã gémea, quando hoje se assiste no campo público à lisonja e à mentira como arma de sobrevivência e ambição política?

Como dizia Arnold, só a cultura permite ver as coisas como elas são e a objectividade crítica adquirida permitirá transformar o meio social.

Afinal, para que é que vale ter competências técnicas de engenheiro se os preceitos morais andam pelas ruas da amargura?

Luís Novaes Tito disse...

Educar para a cidadania é uma coisa tão fundamental que nem sequer teria aqui referência.

Mas a importância é reconhecer mérito a quem o tem e o mérito atinge-se principalmente com especialização e formação. Formar para o trabalho, para que os cidaddãos possam desenvolver com eficácia e eficiência as suas actividades é uma das grandes metas
a conseguir.