segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fogo amigo

Miguel Telles da GamaNão, não vos vou falar do facto dos gregos conseguirem ter, mesmo com os cortes que lhes foram impostos, um salário mínimo superior ao nosso.

Não, não vos vou falar dos gregos poderem reformar-se aos 50 anos, ou de terem falseado as contas com que se apresentaram a resgate.

Falo-vos de outra coisa que tem a ver com o divórcio entre a política e a cidadania. Falo-vos de alguém que, sem ter mandato expresso para isso, decidiu por todos e pactuou com a anti-política para a destruição da δημοκρατία.

Falo-vos da sobreposição da finança (chamam-lhe "mercados") ao poder político e à miscelânea dos chamados "mercados" com Estados que impõem a outros Estados soberanos a solução única consubstanciada no pensamento político único.

Falo-vos de invasão, já não pelo disfarçado poder dos "mercados" mas pela voz de dirigentes de potências estrangeiras que finalmente se assumem como a retaguarda desses "mercados".

Falo-vos do fim da União Europeia e do novo império que se desenha na Europa com uma tropa que invade sem tanques e arrasa países deixando a despesa dos tiros aos canos das armas fratricidas.

O fogo amigo, por alguma razão simbólica, iniciou-se no berço da democracia.

Os danos colaterais não se farão esperar.
LNT
[0.110/2012]

Sem comentários: