sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Fado malandro

GuitarraO problema maior desta gente é o de que tudo aquilo que sabe, aprendeu na escola. Ninguém lhes explicou que saber e sabedoria não são a mesma coisa e que, enquanto o saber é adquirido na escola, a sabedoria vai-se buscar ao ancestral.

Todas as sociedades antigas sabem isso, todas as famílias também, pelo menos as famílias onde os mais novos não são de geração espontânea.

As Nações, principalmente se forem Pátrias, são antros de sabedoria e quem não lhes conhece o saber nunca as conseguirá dirigir.

É por isso que eles estudam, estudam, estudam e alguns até ensinam e, quando vão ao terreno para fazer, não conseguem perceber as causas da diferença entre aquilo que planearam e o que efectivamente obtiveram.

Esquecem-se que as cartilhas dos países novos (p.e. a de Chicago) seguem modelos para serem aplicados a povos sabedores mas sem sabedoria e que dificilmente resultarão em povos milenares (que até podem parecer que não se defendem nem confrontam), porque eles detêm aquilo que os fez sobreviver por milénios.

A economia paralela, em Portugal, parece andar pelos 25%.

Quanto mais cartilha, mais se lhe arrima.
LNT
[0.429/2012]

Sem comentários: