terça-feira, 23 de abril de 2013

Ressacas

Vieira da SilvaJá decidi que este ano não vou escrever sobre o 25 de Abril.

Nem sequer escreverei "Viva o 25 de Abril!", embora ele sobreviva. Afinal já tudo foi escrito sobre o tema (menos aquilo que falta saber) e é graças ao dito cujo que temos o Passos Coelho formado, o Vítor Gaspar doutorado, o Relvas licenciado e dezenas de outros canudados a serem empossados todos os dias para as bandas da exposição da Joana dos tampões vaginais e dos vestidos berrantes.

Aliás, cada vez me apetece menos continuar a escrever sobre o que quer que seja num tempo em que somos esmagados pelos currículos de peso que tomam posse dos nossos destinos desde que se descobriu (outra consequência do 25 de Abril) que os Governos devem ser uma espécie de Reitoria de Universidade.

Em Portugal sempre se preferiu quem ensina a quem faz e os filhos de Abril (principalmente os enteados que dele tudo beneficiaram e muitos que renegam a paternidade) tomaram conta da coisa com o resultado que está à vista.

Este ano, em vez de escrever sobre o 25 de Abril vou só rever apontamentos sobre o 24 para não me esquecer que nessa altura ninguém podia escrever em liberdade, que o serviço militar e a guerra faziam parte do início de vida dos jovens que o deixavam de ser aos 21 anos, que a escola obrigatória andava um pouco acima da 4ª classe, que se morria frequentemente na infância, que a autoestrada de Lisboa ao Porto se eclipsava em Vila Franca e que isso dos mestrados e doutorados era coisa pouco mais que reservada a meia dúzia de privilegiados.
LNT
[0.069/2013]

1 comentário:

Janita disse...

Se eu fosse a si não fazia isso, Luís.

Se falar sobre o dia 24 em vez do 25 de Abril, ainda o vão acusar de saudosista!

Ao menos grite um Viva.
À vida, claro!