terça-feira, 13 de maio de 2014

Contrafeito

Quasimodo
Inda outra muita terra se te esconde
Até que venha o tempo de mostrar-se;
Mas não deixes no mar as Ilhas onde
A Natureza quis mais afamar-se
Esta, meia escondida, que responde
De longe à China, donde vem buscar-se,
É Japão, onde nace a prata fina,
Que ilustrada será co a Lei divina.
Os Lusíadas (canto X)
Voltamos ao início. Compraram-no numa loja chinesa e agora é vê-lo, já em fim de validade, a regressar às origens. Podia ficar por lá, embora, por ser um produto descontinuado, lhe reste pouco mais que um carregamento das pilhas.

Como todos os outros produtos contrafeitos parece o que não é e a própria etiqueta que lhe pespegaram contém produtos inconseguidos. Ninguém pode dizer que foi enganado porque as características do trebelho nunca deixaram dúvidas quanto à origem do fabrico. O chip marado, a repetição em loop do “consensual com ele”, a certeza de nunca se enganar e raramente ter dúvidas, o respeitinho exigido, o gatilho rápido contra os adversários e a surdez de Tiananmen são características que só enganam quem nunca se importou de comprar coelho por lebre.

Se a nossa electricidade já foi sino-nacionalizada, mais pintelho, menos pintelho, deveríamos exigir a contrapartida de arcarem com os resíduos tóxicos. Uma questão de negócio, uma melhoria na qualidade das nossas trocas comerciais, embora sejamos fracos na gestão de contrapartidas, vide os negócios submersos do demagogo-mor.

No fundo tudo isto é um desperdício. Pagámos a ida para a passeata, devíamos ter deixado clara a cláusula de que a volta só se desse daqui a dois anos. Lucrávamos nós que compensávamos o prejuízo e lucravam os nossos amados golden-líderes que passavam a dispor de mais um ocidental que os idolatrasse, agora que o ideólogo maoísta está de abalada do poleiro europeu.
LNT
[0.155/2014]

Sem comentários: