sexta-feira, 27 de junho de 2014

O barbeiro [ XIII ]

O BarbeiroVisivelmente bem-disposto e com as baterias carregadas pelo sopro de mar do dia anterior, o Sr. Luís recebeu Janita à porta. Desta vez nem para um cafoné era, somente uma conversa de pé de orelha, como costumavam dizer os clientes do Ipiranga retornados do saudoso campeonato do Mundo.

- Olá Sr. Luís, soube que ontem andou por bandas da margem direita onde confluem águas bravas, mar sem fim, a rapaziada da Quinta da Marinha e as conspirações novas-ricas do Porto de Santa Maria.

- Bem-vinda Senhora Dona Janita. Em primeiro lugar um agradecimento à bondade que me dispensou no seu Cantinho. Trouxe-lhe um pé de erva-príncipe para um chazinho. - Dito isto o barbeiro desapareceu por uns instantes para ressurgir com dois copos altos cheios de chá frio temperado com uma gota de Gin. – Isto é um refresco bom para a azia e estou a pensar comercializá-lo num boteco de que sou sócio ali para os lados do Convento das Trinas. Além do mais é uma mezinha analgésica, antidepressiva e antibacteriana e combate a transpiração e o pé-de-atleta o que a transforma numa janela de oportunidades naquela zona.

- Bem precisa deve ser por lá, Sr. Luís, mas deixemos de lado as negociatas futuras que o tempo é de encher os pulmões e vem aí um fim-de-semana perfumado com as sardinhas em fim de Santos e com os odores expelidos pelas Damas da Noite que já fazem antever as caipirinhas no Maré Alta, os figos com presunto e mel na Noélia e as tiras de choco frito do Pedro de Cabanas. Conte-me lá o que espera deste Verão.

- Vai ser coisa calma, amiga Janita. Entre o calça-descalça do barco para a ilha, o empurra-não empurra do passadiço para a praia, o chega-e-parte dos familiares que vão estar só uns dias, o espera-não espera para arrefecer a casa de banho do duche anterior, o mói-não mói do gelo das caipiroskas e gins que antecedem o jantar, o talha-não talha das maioneses que acompanham os coze-não cozas demasiado as gambas da dona Margarida e o parte-não parte as unhas e o corta-não corta as mãos nas cascas das ostras que teimam em não ser vendidas já abertas e com limão, vai ser coisa mansa (nunca consigo pronunciar esta palavra sem me lembrar dele). Afinal haverá sempre tempo para descansar das férias e, como se prevê que o Verão irá ser propício para que o Governo ponha na mesa a sopa dos pobres que anda a cozinhar, haverá também tempo para o retorno à (a)normalidade.

A conversa ia boa e a efusão relaxante já fazia efeito quando Janita se levantou para regressar à sua loja. - Tenho de ir. Bom fim-de semana Sr. Luís, descanse que isto, para a semana, promete.
LNT
[0.266/2014]
Imagem: http://www.gutenberg.org/

1 comentário:

Janita disse...

Eheheheh

Só agora tive oportunidade de cá voltar, Luís,- isto à distância não há senhorias - e o que já me ri ao recordar este nosso saboroso bate-papo.
Até eu me admiro com os conhecimentos que tenho sobre tudo o que se passa aí para essas bandas.
A tisana surtiu um efeito calmante muito agradável, mas voltarei em breve para me submeter ao seu famoso cafoné de resultados extraordinariamente relaxantes, sobejamente conhecidos em ambas as margens do Tejo.
Ate lá Amigo Luís. É um prazer tagarelar com um anfitrião tão atencioso. Adorei saber como vai passar as férias, coisa simples mas que vai dar uma trabalheira, esse faz-não faz.

Entretanto, fique com um abraço meu.
Janita