segunda-feira, 30 de junho de 2014

O barbeiro [ XIV ]

O BarbeiroAntónio entrou apressado porque tinha muitos compromissos agendados e deu uma palmada nas costas do Sr. Luís ao mesmo tempo que, de rajada:

- Vê lá se te despachas, pá, que tenho uma pressa dos diabos e não tenho a tua vida de barbeiro. A minha exige muita movimentação para arregimentar um número diverso de apoios capazes de me libertarem do núcleo que me tenta aprisionar.

António e Luís conheciam-se há décadas. Como todos os verdadeiros amigos nem sempre estiveram de acordo e, mesmo quando de lados contrários da barricada, nunca deixaram confundir a sua amizade com as opções de cada um. Desta vez a coisa era mais difícil porque, diferente de agora, António sempre tinha discordado do Sr. Luís em defesa de segundos figurões.

- Vamos lá à função, António, que já sabes que daqui não sais com um pelo fora do sítio. Acomoda-te como te acomodaste com a declaração de alguns fundadores. Tens sorte de já restarem poucos, infelizmente, o que faz parecer que quem fundou a coisa está maioritariamente contigo, mas aqui para nós que ninguém nos ouve, deixa ficar grandes dúvidas porque quase todos sempre respeitaram as regras que fundaram para que a coisa não fosse anárquica e nunca conduziram um putsch como o que está em curso. É verdade que muitos deles elegeram e foram eleitos de um lado ou de outro, que quase todos se baterem sempre com lealdade e fizeram-no de acordo com os tempos próprios, com processos eleitorais agendados e nunca em afronta ao poder democraticamente instituído. Vivemos outros tempos, sei, mas o que queres? sou mais velho do que tu e não deixo de ter estas referências como guia de vida.

António sempre calmo, com aquela calma que o caracterizava desde a conquista da JS e da FAUL e que nunca o inibiu de fazer o que sempre achou ser necessário fazer para atingir os seus fins, respondeu com o seu sorriso: - Lá estás tu com os pruídos de sempre, escrúpulos que nunca te deixaram ir além da função que exerces. O caminho é estreito, meu caro, e por ele só passa um de cada vez. E agora é a minha vez. Foi-me anunciado, percebes?

E para rematar: - É pá, acaba lá com isso que já estás a exagerar no desbaste.

O barbeiro foi buscar a escova que passou para a mão de António com um: - Vê lá se te limpas, pá e vai-te à vida que por aqui fico a ver – te escangalhar o que tanto trabalho deu a construir.

Abriu-lhe a porta de saída do ar condicionado e com um aceno de velhas camaradagens despediu-se com um “espero que o nosso próximo encontro seja mais confluente”.
LNT
[0.271/2014]
Imagem: http://www.gutenberg.org/

Sem comentários: