sexta-feira, 15 de julho de 2016

Tem de haver limites

Esquadra 501

A notícia do dia consterna-nos a todos. Sei isso e sou parte dos que se solidarizam com as vítimas de mais este acto de loucura cobarde.

Mas assistir na SICn ao levantar de questões ao Presidente da República sobre o atentado de Nice, num cenário de carros fúnebres que aguardam à porta dos Jerónimos os corpos de três militares portugueses mortos em serviço, sem que uma só palavra fosse dada sobre o que ali se estava a passar, atinge o auge da falta de senso da nossa comunicação social.

Esse auge foi ainda ultrapassado porque Marcelo, neste cenário e claramente impacientando os militares que atrás dele aguardavam que terminasse os comentários para se dirigirem para as exéquias que estavam em curso, acedeu em responder às questões que lhe colocaram sobre Nice.

Há limites.

Esses limites foram ultrapassados pela falta de vergonha e desrespeito tanto por quem colocou as questões como, principalmente, por quem acedeu a responder.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.046/2016]

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Nove anos de Barbearia

Faz hoje nove anos (e tudo somadinho vão 13 como autor em Blogs) que escrevi o primeiro Post nesta Barbearia.

Dizia o seguinte:
É entrar, senhoras e cavalheiros, é entrar!

"O salão ainda está em construção mas o livro de reservas já está aberto.

Nesta loja alternativa tratar-se-à:
- da barba e do cabelo;
- massagens parciais e integrais;
- pedi e manicura;
- e tudo o mais que sirva para modelar os corpos e bronzear as almas.

Sintam-se à-vontade e sejam bem-vindos!
O mestre barbeiro está a chegar.”
E uns dias mais tarde:
Barbearia Chaplin
Primeiros clientes

"Clientes especiais, tratamento especial.

Neste estabelecimento primamos por não sermos neutros, nem imparciais.

Os nossos clientes sabem que a personalização implica pequenas atenções dirigidas, assim como saberão que as gorjetas e outros carinhos são bem acolhida(o)s.”
Hoje, com escrita reduzida por motivos pouco óbvios e outros ainda menos óbvios relacionados com as redes sociais, deixo o abraço amigo e afectuoso (como soi dizer-se nos tempos que correm) a toda a ilustre clientela que por aqui passou e àquela que continuará a passar.
LNT

Facebook pessoal de Luís Novaes Tito
Twitter de Luís Novaes Tito
Facebook da Barbearia do Sr. Luís
#BarbeariaSrLuis
[0.045/2016]

domingo, 10 de julho de 2016

Lusitânia paixão

Piriquitos e malaguetas

Acho alguma graça ao futebol, mas não sou adepto. Mesmo quando faço alguns comentários e lanço a passarada é mais numa perspectiva de picanço do que qualquer outra coisa.

Hoje torço claramente pela selecção da Federação Portuguesa de Futebol e, se tivesse um cachecol, até era capaz de o pôr ao pescoço quando me sentar frente ao plasma (há que tempos que não dizia/escrevia esta palavra. Não sei se ainda é usual fazê-lo).

E mais não digo, senão teria de repetir o Cristiano e sou pouco de usar a expressão “ca-sa-fouada”.

Vamos a isto que os franciús estão a precisar de reduzir o seu habitual chauvinismo a níveis de assertiva razoabilidade.

Quando acordarmos amanhã, independentemente do resultado que se venha a apurar, teremos de novo oportunidade de fazer por Portugal o que se espera que os onze marmanjos em cuecas façam, hoje, por todos nós.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.044/2016]

quinta-feira, 7 de julho de 2016

"Sanções" e Dalilas

Pin Bandeira Portuguesa

Fiz um esforço para acompanhar a conferência de imprensa da Comissão Europeia e, logo de seguida, acompanhar o debate do estado da Nação.

Percebi que havia na Assembleia da República mais gente favorável à aplicação de sanções a Portugal do que em Bruxelas.

Nem os apupos, nem as agressões ao mobiliário de São Bento, nem sequer a bandeirinha do Primeiro exilado conseguiram abafar esse triste e lamentável desejo.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.043/2016]

Falácias

Camisola Euro 2016

Com ilustração para que se entenda melhor.

A falácia reside na intencionalidade da confusão entre a República Portuguesa e a Federação Portuguesa de Futebol.

Eles (da FPF) bem tentam explicar isso vestindo os jogadores de verde cueca em vez das cores nacionais, mas há quem insista em misturar tudo para puxar pelo melhor do nacionalismo bacoco que continua a arrebatar as multidões.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.042/2016]

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Juno - Júpiter

Juno

Juno na órbita de Júpiter e nós com a cabeça na bola e nas sanções.

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.041/2016]

domingo, 3 de julho de 2016

Com F de fada

Fada Maria Luís

A fada Maria Luís de vez em quando acorda do seu sonho da Arrow, esfrega-se na bola de cristal que sempre a guiou e pergunta-lhe:

Bola minha, minha bola,
diz-me: se eu ainda fosse Ministra
o que estaria a acontecer com esta artola?

Ao que o cristal lhe responde invariavelmente:

Maria Luís, minha boa fada, nada de novo aconteceria.
SE” ainda fosses a fada dos portugueses eles nunca teriam sanções dos credores porque seriam permanentemente sancionados por ti.

Aí ela descansa e volta para a Arrow que isto do merdoso ordenado de deputada não é compatível com tal fada.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.040/2016]

sábado, 2 de julho de 2016

Reparação histórica

Salgueiro Maia Ordem Infante D Henrique
"Pode demorar tempo. Pode haver quem, por distracção, pode considerar que é mais importante o que não é, não preste a homenagem devida no tempo devido. Mas há sempre a hipótese de reparar. Essa reparação histórica, esse reconhecimento histórico está feito"
Marcelo Rebelo de Sousa
Presidente da República
2016.06.30
Tardou e foi necessário que Marcelo Rebelo de Sousa fosse eleito Presidente da República para que Salgueiro Maia fosse condecorado (a título póstumo) com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Foram necessárias quatro décadas para finalmente se atribuir, ao então Capitão que primeiro fez sair para a rua as forças que restauraram a democracia, a distinção que ele sempre mereceu por ter “prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”.

O Tenente Coronel Fernando José Salgueiro Maia já tinha sido anteriormente condecorado por dois Presidentes da República:

- em 1983.09.24 por Ramalho Eanes, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade (que se destina a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da Civilização, em prol da dignificação da Pessoa Humana e à causa da Liberdade); e

- em 1992.06.28 por Mário Soares, como Grande Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito (que se destina a galardoar méritos excepcionalmente distintos no exercício das funções dos cargos supremos dos órgãos de soberania ou no comando de tropas em campanha. Da mesma forma, premeia feitos excepcionais de heroísmo militar ou cívico e actos ou serviços excepcionais de abnegação e sacrifício pela Pátria e pela Humanidade).
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.039/2016]