quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Botão Barbearia[0.075/2008]
Obra é obra

Ponte para o nadaAquela declaração de Sua Excelência sobre a excelência de consenso em relação à localização do aeroporto da Ota em Alcochete justificado pelos estudos técnicos, deixa pensar que possivelmente deveríamos terminar com esta mania de gastar dinheiro em eleições e determinar que o Gabinete dos próximos anos será exclusivamente constituído por Professores Catedráticos.

A ideia antiga destas coisas era que, quando se escolhia um Governo, se pretendia um determinado modelo de desenvolvimento estratégico para que, a partir daí, se usasse o melhor da ciência e da tecnologia na concretização da ideia.

O tempo tem provado que essa visão é demagógica.

Depois da extinção das ideologias, há que igualmente extinguir os modelos para aplicar a visão única, independentemente das concepções políticas.

A partir do vazio peçam-se soluções de chave na mão. De preferência abdique-se da estratégia diferenciadora e não se discutam as opções.

Construam-se auto-estradas aqui, linhas férreas ali, uma ponte que pode acabar num morro, um porto que não tem estradas para escoar as mercadorias, um Sistema Nacional de Saúde sem sistema, uma reforma da administração pública sem objectivo, outra na educação e por aí fora desde que se entenda ser uma solução correcta do ponto de vista técnico, tudo sem modelo, tudo sem marca diferenciadora, porque tudo é igual.

Tanto faz que no poder esteja um como outro. Obra é obra. Tanto faz.
LNT

Sem comentários: