sábado, 16 de fevereiro de 2008

Botão Barbearia[0.157/2008]
Gestão da mudança

Guerra da InformaçãoEm cada ano os responsáveis pela cadeira de Gestão da Mudança da Pós-graduação em Guerra de Informação/Competitive Intelligence (Academia Militar) convidam este barbeiro para colaborar na discussão, em aula, de um case study já com nove anos.

É um momento interessante, principalmente para quem não está ligado ao mundo académico e é refrescante para quem já desistiu de ministrar formação, em turma, há muitos anos.

Sempre que avanço para a sessão, como hoje fiz, penso que um projecto desenvolvido há tanto tempo está desactualizado e pode já nada significar para os formandos mas, no local, verifico a atenção com que acompanham a exposição. Concluo que há modelos e métodos que prevalecem. O projecto já pouco interessa. O interesse reside somente na mudança, nos métodos usados para a ter concretizado e na gestão aplicada na implementação. Quem já o fez sabe que é sempre possível voltar a fazê-lo, mesmo passando pelas dificuldades decorrentes de ter de enfrentar os imutáveis, os incrédulos e principalmente os crentes no caminho único.

São estas pequenas grandes coisas da vida que nos dão a garantia de que há sempre um caminho para o combate aos resistentes.
LNT

Sem comentários: