terça-feira, 18 de março de 2008

Botão Barbearia[0.264/2008]
Nambuangongo, meu amor
Nambuangongo, meu amor
Canção com Lágrimas e Sol

Eu canto para ti um mês de giestas
um mês de morte e crescimento ó meu amigo
como um cristal partindo-se plangente
no fundo da memória perturbada.

Eu canto para ti um mês onde começa a mágoa
e o coração poisado sobre a tua ausência
eu canto um mês com lágrimas e sol: o grave mês
em que os mortos amados batem à porta do poema.
Mina em Nambuangongo
Porque tu me disseste: quem me dera em Lisboa
quem me dera em Maio. Depois morreste
com Lisboa tão longe ó meu irmão de Maio
que nunca mais acenderás no meu o teu cigarro.

Eu canto para ti Lisboa à tua espera
teu nome escrito com ternura sobre as águas
e o teu retrato em cada rua onde não passas
trazendo no teu sorriso a flor do mês de Maio.

Porque tu me disseste: quem me dera em Maio
porque te vi morrer eu canto para ti
Lisboa e o Sol. Lisboa viúva (com lágrimas com lágrimas).
Lisboa à tua espera ó meu irmão tão breve.


Manuel Alegre (ao Manuel Ortigão que morreu na guerra)

Ontem, no Palácio Galveias, houve coisas que dão outro sentir. Ouvir Lídia Jorge apresentar Nambuangongo, perceber Manuel Alegre a explicá-lo, entender Paulo de Carvalho a cantá-lo e interiorizar a Canção com Lágrimas e Sol declamada por Rui Mendes, marcam sempre, fazem-nos melhores.
LNT

6 comentários:

Anónimo disse...

http://palcopiniao.blogspot.com/search/label/C%C3%82MARA%20MUNICIPAL%20DE%20COIMBRA%20URBANISMO

PS: Só é pena é que a Dom Quixote não tenha feito o mesmo a Cristóvão de Aguiar: Um escritor Maior...

Anónimo disse...

Mais uma vez se comprova, o mais do mesmo, e o mesmo no mais.
Ao que tudo indica não devemos ter mais, ou então, esses mais não conseguem publicar por falta de nome ou de cartão partidário.
Qualquer das formas, é bom para as letras portuguesas.
Ab. da parte de José Salema.

Luís Novaes Tito disse...

Meus caros,
Não sei do que estão a falar porque a Don Quixote terá os seus próprios critérios. Trata-se, que saiba, de uma empresa privada.

Menos ainda avalio as escritas.

Gosto de Alegre e gosto de Cristóvão de Aguiar. Nem sequer os comparo. Limito-me a deles gostar.

A estória do cartão partidário do comentário anterior parece-me absolutamente fantasiosa.
Ainda por cima quando falamos de escritores notáveis.

maloud disse...

Mal comecei a ler, ouvi o Adriano. Há coisas a que não se escapa, passem os anos que passarem.

Anónimo disse...

Por ouvir...

Sei que torce por Hillary mas oiça o discurso de Obama (pode ter acesso no meu blog), e certamente dará uma boa conversa entre fregueses dessa barbearia!

:)

Cristina Garcia (objectiva3)

Luís Novaes Tito disse...

Já tinha ouvido Cristina, mandado por mail pela campanha de Obama.

Ele tem quem lhe escreva bem os discursos e sabe dizê-los, é indiscutível.

Continuo a achar que é uma pena que os democratas percam as eleições nos USA e penso que se Hillary for afastada é isso que vai acontecer, para mal de todos nós.

No entanto, como se sabe, pouco posso fazer, porque nem sequer tenho voto nas eleições americanas.

Abraço