quinta-feira, 3 de julho de 2008

Botão Barbearia[0.552/2008]
Tem de haver um limite para o cinismo
Ingrid Betancourt

Ingrid Betancourt foi resgatada de seis anos de cativeiro para onde tinha sido atirada pelas FARC, um bando de bandidos narcotraficantes, depois de ter concorrido às eleições presidenciais colombianas onde se bateu, entre outros, contra Uribe, o actual Presidente da República da Colômbia.

As FARC têm em Portugal aliados que as convidam como participantes nas Festas do Avante e que conseguem ver nelas movimentos libertadores da América Latina sem fazerem a crítica dos desmandos e crimes contra a humanidade que, através do sequestro, do tráfico de droga, do assassínio de inocentes e das mais ignóbeis atrocidades, esse grupo de bandoleiros comete há anos na Colômbia.

Leiam-se os comunicados do PCP e do Resistir que abaixo se transcrevem para se perceber o cinismo e a pouca vergonha com que tentam branquear a acção terrorista dos seus amigos e perceba-se o conceito que estes pseudo-democratas têm sobre a defesa dos direitos humanos e das amplas liberdades que se não cansam de apregoar.
Sobre a operação de resgate de Ingrid Betencourt na Colômbia
Quinta, 03 Julho 2008
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP


Em resposta a várias solicitações dos órgãos de comunicação social sobre a posição do PCP a propósito da operação de resgate de Ingrid Bettencourt por parte do exército nacional na Colômbia, o PCP considera o seguinte:
1.O resgate de Ingrid Bettencourt após um período em que esteve prisioneira na selva colombiana, coloca em evidência a gravidade da situação em que se encontram centenas de prisioneiros em ambos os lados do conflito e a necessidade de encontrar uma solução humanitária entre as partes.
2.Os complexos problemas em presença, exigem uma solução política e negociada de um conflito que se arrasta há mais de 40 anos sem solução, situação que é em si, inseparável da política de agravamento da exploração e de terrorismo de estado praticada pelo governo neo-fascista de Uribe, conforme tem vindo a ser denunciado pelas forças progressistas e democráticas da Colômbia.
3.O Povo colombiano poderá continuar a contar com a solidariedade dos comunistas portugueses na sua luta contra a opressão e exploração, pela justiça social, pela democracia e soberania nacional
.

Colômbia mais distante da paz
Três mercenários estado-unidenses, 11 polícias e militares e um membro da classe dominante colombiana foram recuperados dia 2 pelo governo narco-militarista de Uribe. Daquilo que já se sabe deste episódio verifica-se:
1)Seguindo o diktat bushiano, Uribe continua a rejeitar a solução política do conflito – que deveria ter início com uma troca humanitária de prisioneiros, como propõe as FARC-EP.
2)O governo uribiano-bushiano não hesitou em por em risco a vida dos retidos.
3)Os retidos foram mantidos em boa saúde – poderá o Estado colombiano dizer o mesmo daqueles que mantem nas suas masmorras?
4)Regimes repressivos e fascistas muitas vezes obtêm êxitos em operações de comandos, como mostra a história de Israel e da Alemanha hitleriana – mas isso não leva à paz com justiça social.
5)O alarido mediático dos media corporativos volta-se selectivamente para os membros da classe dominante – mas nunca mencionam os sofrimentos dos oprimidos, como os milhões de camponeses colombianos expoliados das suas terras ou as centenas de guerrilheiros das FARC-EP que padecem nas prisões uribistas.
6)A operação ardilosa do dia 2, infelizmente, pôs a Colômbia mais distante da paz.
Resistir.info

LNT
Rastos:
USB Link
-> Daily Motion - INGRID BETANCOURT LIBEREE RACONTE

8 comentários:

Joana Lopes disse...

Tem toda a razão, Luís. Eu também já escrevi um post intitulado «Basta!».
Tudo tem limites, é isso mesmo - ou devia ter.

Que a blogosfera sirva para exprimir esta indignação.

Anónimo disse...

Para quem estava a morrer de hepatite há umas semanas atrás...

MFerrer disse...

Esses cavalheiros do PCP que fazem agora comunicados, sem qq vergonha, a tentar reduzir os estragos e a hemorragia da sua ideologia do quanto pior , melhor, são os mesmos que com o seu braço sindical enchem as ruas de campanhas orquestradas contra a modernização do País.
Ao mesmo tempo que dizem ser contra Guantânamo e as barbaridades, crimes e abusos dos americanos, aliam-se a narco-combatentes e a sequestradores profissionais que praticam o terror mais violento, matam e raptam civis, homens, mulheres e crianças e que os mantêem reféns em condições infra-humanas, por décadas, na profunda ignorância das suas famílias, sem culpa formada, ou defesa de qq tipo.
Como é possível que esta gente se nos apresente como paladinos da justiça e da liberdade?
Como é possível continuar a aceitar que participem no jogo da democracia representativa?
Como é possível que realizem todos os anos uma festa da bebedeira, da droga e do insulto à democracia que os alimenta?
Vamos exigir que a ASAE os visite e que o consumo de estupefacientes ali liberalizado,acrescido de uma bebedeira monumental, seja colocada sob a alçada e controlo das Autoridades legítimas da democracia.
A denominada Festa do Avante não é um território libertado pelas FARC!

Anónimo disse...

Fui alertado por diversos comentadores deste blog para a existência do site 'resistir.info', o qual desconhecia.
Tendo-o consultado, considero que o mesmo é de leitura obrigatória, pelo menos uma vez na vida.
Efectivamente, há indivíduos e instituições que nunca irão mudar.
E é preciso que ninguém tenha ilusões quanto à sua coerência.

Anónimo disse...

Para quem estava a morrer de hepatite há umas semanas atrás... e aparece sem uma ruga, sem um cabelo branco, sem uma grama a mais ou a menos, a agradecer a Deus, à virgem e aos militares colombianos, ao Uribe ... há que reconhecer que é uma "causa" ocidental com direito a avião presidencial Sarkozyano, recepções no Eliseu e Câmara de Paris e sabe-se lá mais aonde. Talvez também no Vaticano? Casa Branca?

odete pinto disse...

O que é que as criaturas terão na alma/sentimentos?
Só pode ser ódio, fel, veneno para ver/sentir tudo ao contrário.
E ainda há gente que não se incomoda ou nem pensa nisso e se deixa levar por ladainhas e tretas provindas destas mentes abjectas.

Anónimo disse...

Papa Bento XVI receberá Ingrid Betancourt na próxima semana
O Papa Bento XVI receberá a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt na próxima semana, informou na quinta-feira a ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
«O santo papa Bento XVI vai receber-nos na semana que vem. Bendito seja Deus, é um encontro que não se pode perder», disse a franco-colombiana de 46 anos, que passou seis anos em poder da guerrilha.
Betancourt é católica e chamou de «milagre» a operação militar que a libertou juntamente com três reféns norte-americanos e 11 militares colombianos.
A mãe de Betancourt, Yolanda Pulecio, foi recebida pelo papa durante a cruzada internacional que ela lançou em busca de apoio para conseguir a libertação da filha.
04-07-2008 12:48:35
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=339235

Anónimo disse...

Chamar terroristas a esta gente das FARC é a melhor classificação que merecem, pois quem rapta civis inocentes como é o caso de Ingrid Betancourt e de tantos dos outros 4 mil e tal reféns na posse deles, não pode aspirar a ser guerrilheiro. São pois puros e absolutos terroristas. Se defendessem as suas ideias e convicções não capturando os reféns inocentes que detêm, ainda vá que não vá. A História está repleta de guerrilheiros. Porém, não guerrilheiros deste calibre. Comportando-se deste modo revestem-se realmente da pele de terroristas. Quem ouviu esta tarde em francês, na TV5 Monde, a breve alocução que Ingrid fez do que passou entre aqueles terroristas, ficou bem a saber que os 5 anos e meio que lá viveu, naquela densíssima selva, sem quaisquer condições normais de existência humana, não foram "pera" doce. De que esteve muito doente a certa altura (fala-se de Hepatite B), só os fundamentalistas e extremistas do PCP (incorrigíveis órfãos da União Soviética que não têm onde cair...) podem duvidar. As condições em que melhorou estão por desvendar, mas hão-de ser desvendadas. É que esta refém era preciosa para os terroristas, eram o seu emblema e a sua melhor moeda de troca. Teriam mesmo de a curar da grave doença para a manterem viva. Obviamente. Só quem for "ceguinho" e extremista de todo é que não compreenderá. Felizmente que a quem resta um pouco de compaixão e de sentimentos humanos, esta gente (de lá e de cá...) não tapa os olhos com qualquer peneira ou com a poeira da estupidez. Que se curem também, é o que desejo. Embora sem qualquer esperança... Do que nós nos livrámos em 1975!!!!