segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Botão Barbearia[0.738/2008]
Estaremos à beira do pesadelo liberal?Nyon

Há muito que se sabia: O livre funcionamento do mercado é uma teoria interessante para quem dele quer sacar tudo para si e deixar para os Orçamentos de Estado a reposição do saque.

Penso que até Blair o sabia quando inventou aquela coisa mais suave que punha os olhos em alvo dos socialistas e sociais-democratas modernaços. Depois dos Estados Unidos chegou a vez da Inglaterra e da Europa central injectarem o dinheiro de quem tudo paga nos bolsos de quem tudo recebe. Uns chamam-lhes nacionalizações (os mais liberais), os outros chamam-lhes intervenções para salvaguarda do interesse público (os mais 3ª via).

Esta estorieta faz-me lembrar aquela outra dos defensores de menos funcionários públicos para que os empregados das empresas privadas possam ser pagos (e melhor pagos) em outsourcing pelo Estado.

Mas o pior pesadelo neo-liberal (odeio esta designação para capitalismo selvagem) pode estar próximo. Se o saque se mantiver, mesmo depois dos muitos mil milhões que os contribuintes estão a injectar para manter esse mesmo saque, o Estado pode falir e lá se vai a mão invísível que não é mais do que a almofada tranquilizante do sonho liberal.
LNT

5 comentários:

maloud disse...

E chegados aqui, qual era a alternativa?

Luís Novaes Tito disse...

Bem Maloud, a alternativa para estas coisas é pensar antes que elas aconteçam, isto é, é não ir atrás de todas as balelas que nos querem impingir.

Mas como a Maloud diz "chegados aqui" aí já só resta, uma vez mais, aos bolsos que tudo pagam para pagar também os erros dos que tudo recebem.

Não é da vida, nem é determinismo.

É a vida que nós próprios criamos, escolhemos e permitimos, essa é que é essa.

(c) P.A.S. Pedro Almeida Sande disse...

Caro barbeiro, o estado nunca "fale", isso só o nosso liberal ou progressista objecto "fálico". Estaremos à beira do pesadelo neo-liberal? ... se o estivermos, já se abeira o pesadelo ... do politico sáurio big brother, que dá com uma mão e tira com uma segunda e uma terceira! Do seu, http://causavossa.blogspot.com/

mfc disse...

Infelizmente vão ser os que não têm culpa alguma que pagarão mais uma crise.... loooonga!

Anónimo disse...

Regressa Marx, estás perdoado!