sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Botão Barbearia[0.921/2008]
Sexta-feira, finalmente [ III ]Sapateira

Tinha o destino marcado. Pimpona e inchada por ser a maior do aquário acabou no saco e marchou até à cozinha onde a esperava o vinagre de vinho tinto para ser emborcado e lhe resolver a agonia.

A panela com água salgada em cachão aguardava que ela entrasse no banho, já completamente inanimada.

Ferveu quinze minutos e depois pôs-se ao fresco até levar duas pancadas fortes na casca para a separar do corpo. Escorrida da água, misturadas as entranhas sem guelras com o picado de ovo cozido e das cebolinhas de pickles, restou embrulhar o preparado na colher de sopa de maionese, na de sobremesa de ketchup e nas de café de cognac e de mostarda.

O martelo de madeira tratou de lascar as patas e o facalhão dividiu em quatro o arcaboiço do animal para o acompanhar com tostinhas, pão fresco e um branco seco.

Na televisão, para enquadrar o pitéu, Judite de Sousa em pau de Loureiro.

Boa noite e bom fim-de-semana
LNT
PS: Não esquecer o Jorge Palma - Encosta-te a mim na coluna da direita.

6 comentários:

Anónimo disse...

Mas que bem que descreve o modo como cozinha! Assim se conclui que a Bimby não lhe faz falta! É interessante ler a escrita " alternativa" até mesmo numa receita culinária...Com uma música destas ficarei eternamente grata a este blog... Bom fim-de-semana! Um até sempre!

MFerrer disse...

Excelente post. Fino como um coral.
Não sei é se o bicho merece tais mordomias.
Mas como ele acabou agora de saltar da minha prancha, encarpado, já se vê, não posso deixar passar em claro esta saudação com um forte cheiro a mar!
MFerrer

Anónimo disse...

No ponto e a preceito. Eu dispenso o candidato a galináceo.

Luís Novaes Tito disse...

:)

A música é uma atenção a clientes especiais.

Anónimo disse...

explique-me lá essa do vinagre,é que tb tenho o hábito de mandar uams abaixo de vez em quando e se lhes puder "atenuar a agonia" não me importo nada.
obrigado e cumprimentos.

Luís Novaes Tito disse...

O vinagre resolve duas questões:

1 – Tempera o animal cortando-lhe o doce da carne;
2- Mata o animal antes do banho, o que fará com que não solte as patas quando é mergulhado na água a ferver e assim se evita que entre água para o seu interior.

Como se faz? Põe-se a sapateira de boca para cima e despeja-se uma quantidade razoável de vinagre dentro dela. A coisa pode parecer um pouco sádica mas como ainda se nãoarranjou de forma de comer animais vivos sem os magoar…