sábado, 6 de dezembro de 2008

Botão Barbearia Concurso Natal 2008
[0.965/2008]
Concurso de Natal 2008 - Baltasar [ IV ]Concurso de Natal 2008 - Relicário dos Reis-magos - Colónia

Cara Helena,

Já tinha lido que pretendia que este Baltasar fosse fora de concurso (ou para além) mas, como foi aceitável pelo magnífico júri, entrou.

Deliberou também o magnânime júri que em qualquer altura a Helena o possa trocar por outro, dado ter informado tratar-se de uma apresentação "hors concours".

No final, tal como dizem as regras, só um poderá estar a concurso.

Quanto ao Baltasar ser Gaspar é que a coisa se complica porque conta a estória terem sido três os Magos que visitaram a Natividade e fizeram oferendas (ouro, incenso e mirra) ao Menino-Deus (diz-se ser esta a tradição das prendas de Natal):
Gaspar (Índia) era um deles, Baltasar (Balthasar/Baltazar)(Arábia) era outro e o terceiro chamava-se Belchior (Melchior/Belquior)(Pérsia).

As relíquias desses magos estão na Catedral de Colónia (Kölner Dom).
(Mais matéria de interesse)

LNT
Rastos:
Links do Concurso 2008-> Barbearia do Sr.Luís Concurso de Natal 2008 - Baltasar - Todos os Post do concurso incluindo o do Regulamento

-> 2 Dedos de Conversa Helena Araújo - 2ª imagem concorrente

1 comentário:

Helena Araújo disse...

Ainda não li todo o texto (hoje é domingo, estou com o stress dos tempos livres), mas quer-me parecer que esse John de Hildesheim é avô dos irmãos Grimm.
E que as tais relíquias dos reis magos, na catedral de Colónia, estão ao lado daquela caveira de Napoleão aos sete anos de idade...

É engraçado como a partir de um texto evangélico que não se pretende histórico as pessoas criam um edifício tão complicado de tradições e verdades inabaláveis.