quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Botão Barbearia[0.119/2009]
TribunosManuel Tito de Morais

Quando esta noite publiquei o "Já fui feliz aqui" recordei-me da razão por ali ter sido feliz há uns anos.

Aquela estátua de José Estêvão foi removida do espaço público antes da liberdade, (para os mais novos e para os esquecidos é sempre bom recordarem que a liberdade não é um estado mas sim uma conquista) e arrecadada nas catacumbas do Convento de São Bento (Assembleia da República). Depois do 25 de Abril foi colocada no átrio interno da AR. Quando Manuel Tito de Morais foi Presidente da Assembleia propôs e fez vingar a sua vontade de devolver José Estêvão ao espaço público e engendrou um evento solene com entidades, fanfarra e populares colocando José Estêvão onde ele ainda hoje está para que os deputados conseguissem ter referência do que é ser um tribuno.

Nesse dia fui feliz com o Tito e com os que sentiram que, mesmo depois de mortos, ainda há a possibilidade de ter alguém bom que nos faça justiça.

O "Já fui feliz aqui" de ontem foi igualmente feliz por ter coincidido com a sessão vergonhosa que se realizou no Plenário do Parlamento, talvez uma das mais rascas sessões plenárias realizadas naquela casa, uma vez que os nossos deputados terão tido a oportunidade de, à saída, passarem por José Estêvão e reflectirem sobre a sua dignidade, caso ainda façam alguma ideia sobre quem foi o homem que está ali representado.

Lembro-me que uma das dúvidas de Tito de Morais foi a de saber se a estátua devia ficar de costas ou de frente para o Convento.

Ficou de costas. Manuel Tito de Morais, homem perspicaz, lá soube porquê.
LNT

3 comentários:

CPrice disse...

"a liberdade é uma conquista .." obrigada por mo lembrar Caro LNT.

maloud disse...

O insulto é sempre rasca.

Júlia Coutinho disse...

Excelente texto.
Não podia estar mais de acordo.
E obrigada por nos lembrar estes factos da nossa Historia recente e que, por fazerem parte da pequena história, tendem a ficar no esquecimento.