sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Botão Barbearia[0.165/2009]
XVI na legalidade [ II ]XVI Congresso PS

Por muito que os jornais de hoje silenciem o Congresso Nacional do Partido Socialista é incontornável a relevância política do acontecimento que se inicia esta tarde em Espinho. O Partido Socialista é, independentemente da sua liderança, o grande motor político de Portugal e a reunião magna dos seus militantes merece atenção e análise.

Manuela Ferreira Leite já veio a terreno falar dele e, uma vez mais fazendo-se de política não política, entrou pelo enlameado em que se atola cada vez que fala.

Diz a senhora ser imperdoável que Sócrates falte a uma reunião europeia onde se debaterá a crise internacional para estar presente no Congresso Nacional do seu Partido.

Sabemos que Ferreira Leite não consegue mais do que isto, até porque ainda nos lembramos do pouco que fez quando foi poder, mas conseguir tão pouco, isto é, não reconhecer a importância da presença de um líder no seu Congresso Nacional, justifica muito do estado em que, com o contributo dela, se transformou o PSD de hoje.

Foi por raciocínios como o de MFL que Durão Barroso abandonou o lugar com que os portugueses o honraram pelo voto em troca do cargo que lhe foi oferecido por meia-dúzia de iluminados.

Este Congresso Nacional do PS até poderá ser apelidado de Missa Solene para hossanas a um Deus menor, mas nunca poderá ser desvalorizado como um acto político menor no Portugal democrático.

Ferreira Leite não entende a importância das coisas, é escusado.
LNT

6 comentários:

Planetas - Bruno disse...

Esta Subscrevo!!!

Anónimo disse...

Ora muito boa tarde meu caro barbeiro.

Concordo com quase tudo menos com isto: "O Partido Socialista é, independentemente da sua liderança, o grande motor político de Portugal".

Nunca é independentemente da sua liderança que um partido se transforma no grande motor político de um país.

Acrescento que acho um erro estratégico uma eventual "deriva de esquerda" que se anuncia para o congresso do PS. Do ponto de vista da substância e no plano de táctica eleitoral, o PS perde se tenta recuperar votos à sua esquerda. Mas perde ainda mais se abandona o rumo do modelo social-democrata, com as necessárias actualizações, que vinha prosseguindo.

Um sempre fiel cliente desta barbearia,

WR

Luís Novaes Tito disse...

Ora, ora WR.

PS há só um e lideres já foram muitos.

O PS é o colectivo dos seus militantes e sem eles não há motor algum. Que você me diga que o lider é o que puxa a carroça, ainda vá, agora que é o motor... tenha lá paciência.

Anónimo disse...

Embora não concorde com tudo o que Sócrates diz ou faz, penso que é um mal necessário
O que acho francamente mau, é não haver nem à esquerda, nem à direita, uma oposição digna desse nome. Assim, o PS não precisa de campanha. Manuela Ferreira Leite, com tanto disparate, dá-lhe a certeza da Vitória.
Digo eu, que não sei nada.
Maria dos Alcatruzes

Fernando Antolin disse...

Há bem poucos dias,Luis Amado queixou-se da falta de convite a Portugal para uma reunião europeia.Não ignorando a importância,para o actual PM,da reunião do PS este fim de semana,talvez se justificasse aqui uma saltada à reunião europeia sobre a crise,aproveitando um dos Falcon da FAP,se necessário alterando algo no calendário de Espinho.

contradicoes disse...

A pontaria da líder do PSD não passa de tiros nos seus pés, que já devem parecer uns passadores. É inacreditável como os barões do PSD não conseguem entender que com esta líder o partido cada vez mais se afunda.Um abraço