segunda-feira, 16 de março de 2009

Botão Barbearia[0.221/2009]
ops! outra vez o Morfeu?!

Morfeu



O nº 3 da ops!Revista de opinião socialista (on-line) vai ser apresentado e disponibilizado na Net na próxima quarta-feira, dia 18.

O caderno "Crise, tempo de grandes decisões" foi coordenado por Jorge Bateira (Blog Ladrões de Bicicletas) e conta com a colaboração de José Castro Caldas (Blog Ladrões de Bicicletas), João Ferreira do Amaral, Ana Cardoso, Catarina Frade, Ricardo Paes Mamede (Blog Ladrões de Bicicletas), Maria Clara Murteira, José Reis, Eduardo de Oliveira Fernandes e uma entrevista a Alfredo Bruto da Costa.

Para além do habitual Editorial da autoria de Manuel Alegre e das Notícias da Corrente de Opinião, ficam igualmente registados os Artigos de Opinião de João Correia, Henrique de Melo (Tertúlia - a convite de Maria José Gama e Sérgio Pessoa), Nuno David, Luís Novaes Tito, Ernesto Silva, Elísio Estanque (Blog Boa Sociedade) e a crónica sobre a Política e a Caricatura em Portugal da autoria de Sérgio Pessoa.

A ops! é uma revista da iniciativa da Corrente de Opinião Socialista e de livre acesso ao público. A missão da ops! é a de promover a informação, o debate aberto e a proposta de políticas socialistas e de esquerda, no quadro nacional, internacional e dos desafios das sociedades globais.

A revista conta com uma direcção editorial permanente, com cada número dedicado a um tema diferente e com um responsável editorial convidado, com plenos poderes para endereçar convites a académicos e especialistas na matéria, incluindo colaboradores não filiados no PS ou não pertencentes à Corrente de Opinião, bem como independentes ou filiados em outros partidos.

Integram o seu Corpo Editorial Manuel Alegre, Nuno David, Sérgio Pessoa, Pedro Tito de Morais, Luís Novaes Tito (Blog a Barbearia do senhor Luís), Maria José Gama, Elísio Estanque * (Blog Boa Sociedade), Jorge Martins * e Jorge Bateira * (Blog Ladrões de Bicicletas).
LNT
* Editores dos dossiê no 1º, 2º e 3º números, respectivamente.
Rastos:
USB Link-> ops! Revista de Opinião Socialista

-> Ladrões de Bicicletas Jorge Bateira, José Castro Caldas e Ricardo Paes Mamede
-> Boa Sociedade Elísio Estanque

3 comentários:

CS disse...

Luís,

Se me permites duas questões e um comentário/ sugestão:
- o que devo fazer para assinar a revista?
- os contributos exigem filiação? Repara nada me move contra os partidos (pelo menos alguns) mas nunca me senti pronto a filiar-me. Por uma dúvida que talvez te possa expor pessoalmente ou por mail.

Por fim e por favor apaga se achares publicidade, mas eu acho que eu imprensa não destacou o que de positivo para os PVD e para os países emergentes que adveio da reunião preparatória do G-20. Atrevo-me por isso a convidar, na certeza de qualquer discodância é bem vinda:
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/os-ganhos-das-economias-emergentes.html Deixo ao teu critério, sem qualquer ressentimento se achares que deve ser apagado.
Abraço,
Carlos

Luís Novaes Tito disse...

Caro Carlos Santos

1. Para assinar a ops! basta seguir os passos que estão indicados no seu endereço em:
http://www.opiniaosocialista.org/assinatura.htm
De qualquer forma o acesso é universal e gratuito e o seu PDF (quando estiver disponível) poderá ser “baixado” por qualquer interessado, independentemente de assinatura.

2. Para colaborar na revista não é necessário ser filiado no Partido Socialista, nem fazer parte da Corrente de Opinião Socialista (CNOS/COS). Isso está expresso no mesmo endereço no item Apresentação.

A revista é composta por duas partes fundamentais:
- A Revista propriamente dita que contém um Editorial assinado por Manuel Alegre, notícias relacionadas com a Corrente de Opinião, artigos de opinião de elementos da COS e seus convidados e eventualmente outras crónicas a estabelecer na construção de cada número.
- O Caderno (Dossiê) para o qual é convidado um editor (pode não ser da COS, nem sequer filiado no PS) que terá total independência para convidar os respectivos colaboradores e dirigir as entrevistas que entender.

A revista é dirigida pelo seu corpo editorial coordenado pelo Nuno David.

……………………………………………………………………………………..

3. É política do meu Blog permitir todo o tipo de comentários desde que respeitem a dignidade das pessoas e não sejam ofensivos ao seu bom-nome. Embora reservando o direito de excluir qualquer comentário que se destine exclusivamente a fazer publicidade, por sistema não são apagados comentários que promovam outros Blogs, principalmente se esses Blogs não forem comerciais e se essas acções não contiverem o conceito de SPAM.

Os teus links para artigos publicados no “o Valor das Ideias” têm sido bem-vindos nesta Barbearia porque têm apontado para matérias que aqui são caras e de reconhecida qualidade.

Uma das regras do meu Blog tem sido a divulgação de ideias tentando síntese (a meu ver indispensável em realidades como a Blogos(fera)). Por isso e porque estamos perante layouts de scroll que não se coadunam com textos longos pois inviabilizam os comentários anteriores, costumo solicitar aos comentadores que se abstenham de grandes “lençóis” (como é excepcionalmente o caso deste) e evitem os copy/paste características de acções de Spam.

Abraço

Nota, aproveitando o lençol:

Também é costume deste meu Blog publicitar Blogs de que gosto, bem como livros, pintura, música ou qualquer outra coisa que me apeteça, independentemente de com eles concordar. Não tenho de concordar com todas as ideias e plasticidades para poder gostar delas.

Como já disse noutras ocasiões, a publicidade que aqui fiz ao teu livro decorreu do que tenho lido no teu Blog, o que me garante qualidade. Estou-me nas tintas e não penso perder tempo com críticas à minha liberdade de publicitar no meu espaço aquilo que me apetecer.

CS disse...

Só te posso agradecer pelas informações sobre a OPS. Eu tenho, como já poderás ter notado uma inclinação política clara, mas não sei se regras partidárias são demasiado rígidas ou não.
Muito obrigado, mesmo, pelo que escreveste a seguir. Um abraço,
Carlos