sexta-feira, 17 de julho de 2009

Evitar o pior

Helena RosetaA atitude de Helena Roseta em relação ao acordo que fez com António Costa para integrar a lista concorrente à Câmara Municipal de Lisboa foi um sinal, mais um, de que há na política portuguesa cidadãos muito mais interessados no bem comum do que nas suas estratégias de poder pessoal. Se estivesse em causa o interesse pessoal, Helena Roseta e o Movimento Cidadãos por Lisboa não o teriam feito uma vez que a sua eleição para a vereação da Capital estava garantida de antemão.

Roseta chegou para ensinar todos aqueles que há pouco tempo lhe pretendiam dar lições de ética e de princípios e para demonstrar que em política nem todos são iguais, como é costume ouvir-se dizer.

Ao contrário de outros, penso que Helena Roseta e o Movimento Cidadãos por Lisboa saem mais credibilizados e com uma força superior, tal como já acontecera com Manuel Alegre, que não é alheio a esta negociação (vejam-se as declarações feitas no dia anterior aquando do lançamento do nº 4 da OPS!), por se terem disposto a não entregar de bandeja o poder à direita populista.

Há coisas realmente importantes na nossa vida de cidadãos sendo que uma delas é nunca deixar que as vaidades pessoais se sobreponham à razão.

Se a Câmara Municipal de Lisboa for defendida de ter Santana Lopes como Presidente isso vai ficar a dever-se unicamente aos que se prontificaram a sacrificar algum do seu protagonismo em favor do interesse comum. Os que ficaram de fora desta solução poderão babar-se com o seu umbigo na noite das eleições e tecer loas às vitórias alcançadas, mas os alfacinhas saberão reconhecer quem evitou o pior.
LNT
[0.520/2009]

Rastos:
USB Link ->
Movimento Cidadãos por Lisboa
-> Manuel Alegre na apresentação do nº 4 da ops!
-> Delito de Opinião - Pedro Correia
-> Eleições 2009 - o Público

8 comentários:

(c) P.A.S. Pedro Almeida Sande disse...

Para LNT a posição de Helena Roseta visa evitar o pior na Câmara Municipal de Lisboa. A posição de LNT é, como sempre, equilibrada, no que diz respeito a bem comum, estratégias de poder pessoal, ética ...

O problema que se põe, no entanto, é o seguinte: o que faz LNT considerar que Santana Lopes não merece credibilidade sendo , por outro lado, sistematicamente, um alvo a abater?

Porque é Santana Lopes, um político lutador, humilde e pragmático, com indubitável obra feita, sistematicamente comparado pela negativa e assombrado por uma imagem , falsa ou verdadeira de marialva, que não é chamada para o palco político?

Terão obra maior a seu favor homens como Jorge Sampaio ou António Costa? A cidade e o país agradeceriam se os factos não contrariassem e comprovassem cada vez maior decadência. Não basta falarmos e arvorar-mo-nos em defensores das res-pública, como Virgens impolutas, é preciso mostrar-mos alguma coisa em hasta pública. Ou afinal o amiguismo e o compadrio que grassa na sociedade Portuguesa não foram condóminos dos tempos de Sampaio à frente da Câmara, mesmo esperamos com certeza das vistas de Sampaio?

Afinal o que é evitar o pior? Se LNT e Helena Roseta possuem dados que nos permitem evitar o pior que os divulguem! ... que todos os democratas com pingo de ética agradecerão. Não podemos é ficar nos ataques cerrados, velados e escusos a quem até vai fazendo obra, mesmo com os aparentes erros clamorosos do pagamento a Frank Gerry e a retirada da Feira Popular de Lisboa. A democracia não pode ser de caserna, tem de ser partilhada com os destinatários. Mas, também, quem quis travar o túnel do Marquês e arrasta o Parque Mayer naquela pobre e vil tristeza significa o melhor para a cidade? ... e retirar o aeroporto de Lisboa será positivo para a comatosa cidade de Lisboa? ...

Luís Novaes Tito disse...

Todas essas respostas são do domínio público e escuso-me a ter de as repetir.

Você ainda está quinze anos atrás num tempo de ... Jorge Sampaio... como Presidente da Câmara.

Até parece que é Jorge Sampaio que vai concorrer ao Município de Lisboa este ano. (e note que isto não quer dizer que concorde com o que diz de Sampaio, só não tenho de contar a História toda de Portugal, deesde a fundação para escrever um texto sobre as próximas eleições lisboetas)

mdsol disse...

Caro Sr. Luís da Barbearia
[Não sou alfacinha, nem voto em Lisboa. Também não tenho filiação partidária].
De tudo o que li sobre este assunto, este é o texto que eu gostava de ter escrito. E reforço que fiquei muito contente por se terem entendido, não só pelo que pode significar para Lisboa, mas também pelo sentido pedagógico geral que pode ter. E, tal como o sr. Barbeiro, ainda me recuso a reduzir tudo e todos ao mesmo: não é tudo igual, nem toda a gente que anda na política o faz por motivos, menores, comezinhos e de interesse estritamente pessoal.
Pode ser a minha necessidade de ver sinais, mas vejo neste entendimento um sinal do que pode e deve ser feito.
Parabéns senhor Barbeiro.
:)))))

João Soares disse...

Estimado Luís Tito
Lá se foram os cidadãos...ou então os cidadãos de Lisboa esqueceram-se por exemplo dos negócios de Jorge Coelho e a Mota Engil em Lisboa e a nível nacional as suas duras críticas por ver fugir outros negócios que não interessam a ninguém:
http://economico.sapo.pt/noticias/jorge-coelho-critica-adiamento-das-grandes-obras-publicas_14704.html
Saudações Nortenhas

Luís Novaes Tito disse...

Caro João
Como se pode ler no meu texto temos visão diferente da questão. Como imaginará não faço parte do Movimento CPL mas, daquilo que ouvi, nestas matérias não há o mínimo afastamento da linha que o Movimento defendeu sempre.

Há que evitar a eleição de Santana Lopes e isso só se consegue fazendo com que ele não ganhe as eleições.

A política de terra-queimada não esteve no horizonte destes parceiros.

Os lisboetas agradecem.

Anónimo disse...

Pergunta: algum dos senhores entregaria a gestão de uma sua empresa ao senhor Lopes?
Ou entregaria a defesa em tribunal de um caso seu?

Anónimo disse...

Já vi escrita esta imagem de » terra queimada » e não consigo descobrir um significado que vá além da pirotecnia ou piromania ... é uma ideia de uma certa esquerda retrógrada , envelhecida em cascos de Prec , e eu sou de Esquerda , claro , da esclarecida , da que vai á frente , e acha a helena Roseta uma grande oportunista , que desbarata o apoio do movimento que animou , e que segundo a comunicação social nem todos os cidadaõs concordaram !
O meu voto confundido com O Ps , nunca , como não foi o meu voto nas últimas eleições presidenciais No Manuel alegre confundido co caçadores de patos bravos e etc , revistas hola , e por aí adiante ...
Não volto a sua barbearia, jamé !

CRS

Anónimo disse...

antonio costa precisava.helena tambem e fez um bom acordo.
generosa ou oportunista, nao sei.a coisa e' o que e'.
preferia costa sozinho,e acho que merecia .