segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Constatações

Bandeira PortugalPara quem ainda tinha dúvidas fica a constatação. O PS ganhou as eleições. A comprová-lo está o facto do Presidente da República vir a convidar Sócrates para formar o próximo Governo.

Para quem ainda tinha dúvidas fica a constatação. O PSD perdeu as eleições. Não só para o PS, como para o CDS/PP. A demagogia da mentira da verdade, o conservadorismo de Ferreira Leite, a intriga, a conspiração, a maledicência, a falsidade e a arrogância foram fortemente penalizados pelos eleitores.

Para quem ainda tinha dúvidas fica a constatação. O CDS/PP ganhou o prestígio da direita que há mais de duas décadas não tinha. Derrotou o PSD retirando-lhe uma boa fatia do eleitorado, contribuiu para esvaziar a maioria absoluta ao Partido Socialista e marcou a diferença entre a direita civilizada e a outra que estava convencida que tudo valia para atingir os seus fins.

Para quem ainda tinha dúvidas fica a constatação. O BE ganhou o prestígio da extrema-esquerda. Nunca em Portugal, nem sequer no tempo do PREC, a extrema-esquerda tinha conseguido tão bons resultados. Passou o PCP em importância e implementação, contribuiu para retirar a maioria absoluta ao Partido Socialista e demonstrou que o enquistamento do PCP num modelo recusado em todo o Mundo é o corolário das doutrinas retrógradas que os comunistas insistem em considerar como válidas.

Para quem ainda tinha dúvidas fica a constatação. O PCP é o grande derrotado da esquerda. Perdeu posições para todos, deixou de ser a referência da esquerda das esquerdas.

Para quem ainda tinha dúvidas fica a constatação. A democracia é, continua a ser, o regime de preferência da esmagadora maioria dos portugueses. Derrota os abstencionistas, derrota a extrema-direita, derrota os defensores do não-voto. Confirma que o poder está nas nossas mãos, ainda que seja só no momento das escolhas.
LNT
[0.608/2009]
Simultaneamente publicado nos:
a Barbearia do Senhor Luís (a minha casa); SIMpleX (de quem me despeço já com saudades); Eleições2009/o Público (onde ainda faltam as autárquicas); Cão com tu (onde estarei em força após os períodos eleitorais) e numa outra coisinha que ainda não posso divulgar (mas falta pouco para o fazer).

12 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis Tito

O Grande derrotado destas eleições é a esquerda, avizinha-se um governo PS/CDS.

PA disse...

um pouco mais de isenção, por favor ......

maloud disse...

Belíssima análise, Luís.

Anónimo disse...

Essa do PCP ter perdido posições para todos deve-se a dificuldades de leitura?
Quanto a ter deixado de ser a referência da esquerda, gostaria de perguntar: de qual esquerda é que o PCP era referência e deixou de ser?
Realmente, um bocado mais de isenção não faria nada mal ao blogue ou ao sr Francisco, antes pelo contrário.

Luís Novaes Tito disse...

Manuelmgaio
A frase é "esquerda das esquerdas"
A resposta é fácil. Porque essa referência foi deslocada para o BE.
Quanto à isenção isto não é um Blog neutro. Pensei que essa matéria estava adquirida.

Francisco Castelo Branco disse...

Antonio Costa

é o que eu digo a todos, mas ninguem acredita em mim.

Enfim, Portas estava mortinho por meter Socrates na Ordem, e agora tem a oportunidade de o fazer..

Francisco Castelo Branco disse...

Caro Luis

O BE foi o grande derrotado. Mais até que o PSD....

Devido as expectativas e exageros de Louça.
Deve ter ficado fulo por o CDS o ter ultrapassado

O BE ja se estava a ver no governo...

jpt disse...

O facto do blog não ser neutral não deixa de o obrigar a alguma isenção intelectual. O facto de se propor a fazer um comentário global às eleições implicita uma exigÊncia de pertinência, acuidade. É lamentável - ainda que não inesperado - que aqui procure apagar o sucesso, a verdadeira vitória, do PCTP/MRPP. Nem uma palavra, para a apoucar que fosse. Cá para mim o senhor está a por-se a jeito, vide post global, para Ministro do Empreendedorismo Bloguístico (ou sec. de Estado, sob tutela de Augusto Santos Silva)

Luís Novaes Tito disse...

Lá está você JPT.
Só porque me esqueci de dizer que o MRPP voltou a conquistar o 6º lugar no ranking partidário não tinha logo de sugerir que aqui não existe isenção intelectual.
Com clientes destes estou tramado.

PA disse...

tá tramado kus pézinhos n'...areia ...


ehehhehe... brinco.

gosto muito do seu blog, barbeiro.

continue sempre.

mesmo q pouco isento.


eu vou ali e já venho...

jpt disse...

Sim, sim, desvie lá a conversa. Mas ainda o vou ver na RTP-A a tomar posse, lá naquele salão do costume

Luís Novaes Tito disse...

:)
Venha cá votar e a coisa fica certa.