sexta-feira, 29 de julho de 2011

Se o ridículo matasse estávamos em autogestão

Laranja MecânicaDepois da inutilidade de fazer publicar em II série do Diário da República um despacho ministerial que determina a desobrigação do uso de gravata quando ela nunca foi obrigatória, o Website do Governo português passou a disponibilizar uma página onde são registados os nomeados para os gabinetes do governo.

Além de mal amanhada, esta página absolutamente inútil (mais não é do que uma duplicação dado que essas nomeações já são do domínio público pelo acesso gratuito ao Diário da República Electrónico), representa o que de pior pode conter o populismo e a demagogia. A composição dos gabinetes dos membros do governo está vertida em diplomas legais e todas as nomeações estão obrigadas a divulgação pública.

Para além do mais, a informação agora disponibilizada não só não é exaustiva, como também não é apresentada de forma a serem perceptíveis as discrepâncias de vencimentos para funções iguais (bastava que tivesse sido apresentada em matriz) nem contém totalizadores para o número de nomeados nem para os montantes globais de despesa que essas nomeações acarretam.

Para terminar.
As nomeações para os gabinetes do governo são uma gota de água no conjunto de nomeações da Administração Pública (que anda num corrupio de "biquinhos-dos-pés" para garantir o seu lugar ao Sol) e essas não constam na página agora disponibilizada.

Mais do mesmo.
Continuamos a brincar ás transparências para empatar o pagode e continuam a desbaratar os recursos do Estado em inutilidades ineficazes e ineficientes.
LNT
[0.313/2011]

1 comentário:

Teófilo M. disse...

Ora nem mais! Brinca-se à transparência mas é gato escondido com o rabo de fora.
Por saber ficam os curricula das damas e cavalheiros (antigamente eram boys and girls), o que vão fazer, se apenas se vão juntar aos que por lá andam ou se vão só substituir os que se foram, e o que é que consta do famoso vencimento bruto que há casos em que é um bruto dum venciomento, como por exemplo o do jovem motorista do intelectual de serviço.