segunda-feira, 6 de maio de 2013

O polícia bom e o polícia mau

Alô-alôO funcionário Paulo Portas que nunca funcionou publicamente embora seja um servidor do Estado desde sempre (ou melhor, um servido do Estado) aparece como o polícia bom neste regime policial-chupista a que estamos entregues.

Passos Coelho anuncia o pior e concede 48 horas ao seu parceiro para anunciar o menos mau, para que se diga que podia ser pior. Parece confuso, mas não é. É a tática do polícia bom e do polícia mau. Ambos concorrem para subjugar os alegados suspeitos só que um bate e o outro finge ficar incomodado com a violência.

Ambos estão convencidos que o mal reside nas pessoas e, em vez de agirem sobre as instituições, reformando-as, agem sobre os cidadãos deixando por fazer o difícil corte nos desperdícios inúteis que sustentam os seus interesses.

Portas foi claro. As medidas foram anunciadas em exagero para que pudessem ser negociadas. Por isso Coelho quis 67 anos para a aposentação e Portas ficou-se pelos 66. Por isso Coelho falou em mais imposto sobre as reformas e Portas disse que já bastava o que aí está, quando todos sabemos que o suficiente de Portas é já manifestamente exagerado. Ficamos com a sensação, e é essa a estratégia, de que aquilo que vai ser podia ser pior.

É a política feita mentira e cinismo.

Entretanto sobre as outras reformas, nada. Nem na Administração Pública, nem na Justiça, nem na Administração Local, nem nas empresas públicas, nem no fisco, nem em coisa alguma.

Cortam-se vencimentos, cortam-se rendimentos de quem já não tem mais para dar, mantém-se os lugares e as mordomias das clientelas, cria-se uma casta de intocáveis que vivem à margem dos sacrifícios.

Também mais não seria de esperar num País onde os negócios mais ricos são as mercearias, os grandes-ricos são merceeiros e onde as privatizações mais não foram do que transitar monopólios de Estado para monopólios privados.

Entretanto os comentadores do regime falam de cisões e arrufos no poder para que nos convençamos que os policiais são diferentes e assim se deixe de percepcionar que tudo é cavaco do mesmo cesto.
LNT
[0.091/2013]

1 comentário:

Janita disse...

Que charada!
Onde fica a tão apregoada transparência, no meio disto tudo?
Com «policiamento» deste calibre, o melhor seria colocar tudo que é cavaco a arder na lareira. Nem de propósito; o frio voltou!

Abraço e boa semana, Luís.