quarta-feira, 12 de junho de 2013

Lisboa antonina

ManjericoO que mais gosto nestes dias de vésperas do Santo António de Lisboa é do cheiro a fumo de sardinhas que vem dos pátios de Alfama e o que menos aprecio são as marchas pindéricas que, tarda nada, transformarão a capital no pior do chulé bairrista que são as invejas portuguesas.

Ainda assim tenho pena de não ver a desfilar, a caminho do Tejo, o Coelho de arco e balão / o Portas com os submarinos na mão / o palhaço com o seu narigão / o Alvarinho a dizer que sim e o Gaspar a responder-lhe que não.

Gosto do Santo António de Lisboa. (até tenho uma medalha comprada e benzida no Sacré Coeur que só não uso porque a cicatriz que me deixaram no pescoço ainda desaconselha o fio de prata em que a penduro).

Gosto da minha Lisboa dos contrastes, dos turistas, da arruaça, do fedorin das naus de então que entretanto se continua a espalhar pelos túneis do metro que aqui, ao contrário do Porto, toupeira pelas catacumbas da cidade.

Gosto dos manjericos e das miúdas que neles escrevem quadras de amor. Gosto deste calor que as faz mostrar as carnes e gosto do faducho, património mundial do destino a que nos rendemos.
LNT
[0.172/2013]

1 comentário:

Janita disse...

:)))

Que bem me soube esta sua crónica Santantonina, Luís!:)

Até senti o odor da sardinha - que mais logo vai fumegar na brasa - e do manjerico perfumado, mas que com o nariz não pode ser directamete cheirado.

Também gostaria de ter uma medalhinha do Santo António, mesmo que não fosse benzida no Sacré Coeur, que isso não é para qualquer um.

Olhe, a bem dizer, gosto de tudo o que o Luís gosta nos Santos populares. Até das marchas pindéricas de Lisboa, já me fartei!

Acho que este ano não faltarão manjericos com quadras de amor/
mas as miúdas que as escrevem/
não irão mostrar as carnes/
porque lhes falta o calor...

Deixe lá, não se apoquente por causa disso, que para o ano há mais.
Quem sabe o tempo não estará mais propício e já possa regalar a vista e até voltar a usar o seu fio de prata?

Um abraço e bom Santo António!:)