segunda-feira, 9 de junho de 2014

O barbeiro [ VI ]

O BarbeiroE o tempo que não tinha forma de passar. Os clientes a acenar do lado de fora, a larica a apertar e as contas a ganharem tempo para serem liquidadas, enquanto esperava por cartas agradáveis com novas da filharada que havia partido de canudo no bolso para servir pizzas em Berlim.

Nisto, entra o carteiro no salão apregoando um jornal (daqueles ainda em papel) e a mostrar a primeira página cheia de gatafunhos rabiscados para fazer esquecer os males do Mundo.

-Luís, já viste, o tipo tinha razão. A maioria diz que está com ele, vem aqui no jornal. Perguntaram a umas centenas quem é que preferiam e, aqueles a quem perguntaram, responderam como eu responderia: - que estão com ele!

O Senhor Luís sem muita paciência para estas flores que de pouco mais serviam do que para enfeitar quem gosta de se ver enfeitado, atirou de chofre ao Daniel carteiro: - porreiro, pá! porreiro! Também queres um abraço, pá? Então vens com essa conversa da treta e esqueces que os mesmos responderam à questão “em quem votariam”, que irão fazer da vitória de Pirro um empate monumental? Tu que nunca votaste, nem nunca votarás nesses gajos de quem dizes cobras e lagartos, jubilas por ver César na mão de Brutus pronto a acertar-lhe na jugular.

- Oh Luís, que disposição! Tal como Napoleão te digo que: - divide ut regnes - e olha que não foi ele que inventou o dito e disse-o muito antes de bater com os costados em Santa Helena.

- Deixa lá essa cantilena, Daniel, e faz-te à vida que as pessoas estão ávidas de notícias que lhes toquem e tu deves ter a mala cheia delas.

Faz-te à vida e larga-me da mão que estou farto de tretas.
LNT
[0.223/2014]
Imagem: http://www.gutenberg.org/

Sem comentários: